Menu

Luto uma mistura de dor e saudade

Quem nunca passou por uma fase de luto na vida ?

Um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa, afinal perder uma pessoa querida dói demais, a sensação de que você nunca mais vai ver, conversar, abraçar, sorrir ou brincar com aquele alguém. O mais estranho é como essas pessoas saem da sua vida, a morte é algo misterioso e pode acontecer a qualquer momento.

Quanto tempo pode durar o luto ?

Não podemos calcular ao exato, pois cada um tem o seu tempo para se recuperar de uma perda tão dolorosa.

O que pode ser feito para amenizar a dor da morte de um ente querido ?

A fé independente de qualquer religião é fundamental nessas horas imaginar que aquela pessoa amada está em um lugar melhor descansando e não sofrendo na terra.

Exemplo: A pessoa poderia sobreviver, porém com sequelas de algum acidente o que a deixaria infeliz para resto de sua vida em cima de uma cama dependente de outros.

Muito importante: Lembrar de momentos felizes e de coisas que fazem você matar a saudade da pessoa.

O que não devo fazer em quanto estiver de luto ?

A solidão e pensamentos ruins podem ser seus inimigos em momentos como esse, o luto é um momento de reflexão sobre a vida, porém não deve ser motivo para gerar uma depressão, não adianta pensar a todo instante no que aconteceu e no que você poderia ter feito. O melhor caminho é orar e pedir que a pessoa esteja em paz e caso não consiga superar a perda da forma que imaginava procure um especialista para que ele lhe ensine a superar esse momento.

<alt>Luto</alt>

Imagem: Frases do bem

A dor vai embora e a saudade fica…

E com passar do tempo a dor nunca desaparece, mas ela se transforma em saudade: Você já consegue ver fotos, vídeos e falar com carinho da pessoa falecida, toda revolta pela perda se transforma e então se incia um processo de compreensão de que nada e nem ninguém é definitivo nessa terra todos temos o nosso tempo. Por isso devemos entender os três ciclos da vida: Nascimento, Desenvolvimento e Morte.

“A saudade não passa, mas sua representação se transforma. Isso quer dizer que no início, diante do impacto da perda, a saudade dói constantemente. Esta dor vai sendo redimensionada e aos poucos a saudade pode ocupar um lugar diferente. O aperto no peito, a angústia e o vazio podem ser substituídos por lembranças que oscilam entre o sentimento de falta e o carinho pela pessoa que se foi”, disse a psicologa, Clarissa de Franco.

Clique aqui e saiba mais

Eu sei exatamente o que é passar por isso semana passada perdi uma pessoa muito querida da minha família então resolvi compartilhar esse texto com vocês.

Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém.
(Nicholas Sparks)

Gostou do texto ? Compartilhe nas suas redes sociais.

Comente, a sua opinião conta muito !

One comment

  1. RITA TEREZA disse:

    Linda palavras de conforto, a verdade é que somos eternos turistas da terra com hora de chegada, hora de partida… Pois plante seu jardim para colher belas flores…

Deixe uma resposta

Sobre a Day

Comunicativa e apaixonada por tecnologia!

Assine o nosso blog !

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 14.841 outros assinantes